quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Return to Neverland

Parece que eu fiquei mesmo…E que mal há nisso? Peter nunca reclamou, que eu me lembre. Constantemente escuto vozes insistindo nessa coisa, repugnante: Crescer. Para quê?
Nosso amiguinho de roupas verdes parece que estava mais do que certo. Na maioria das vezes, é melhor viver na terra do nunca que nessa realidade tão inescrupolosa, nessa sociedade que dá nojo. Crescer, no fim das contas, só nos traz prejuízos.

Você vê 3 virtudes principais na criança: A pureza, Ingênuidade e a Inocência. E, infelizmente, à medida que crescemos, perdemo-as. A pureza, traço mais marcante na criança, é caracterizada pela mente limpa. A criança, aliás, é muito mais profunda que todos nós, seres complexos, justamente por isso: Ela é simples. E quem me dera ter um mundo e uma vida mais simples, hoje em dia. Sua ingênuidade para mim é mais como um escudo. É quando tal pessoa insiste em uma brincadeira maliciosa, e a criança com toda sua sabedoria responde: “Hã? Não entendi”. Eu também não queria entender uma porção de coisas, fique certo disso. E por fim, sua inocência. É incrível como elas simplesmente não tem culpa. Não tem culpa mesmo! Por pior que seja, na verdade elas nunca fazem por mal. E olha, nelas nós podemos acreditar, pois elas prezam, mesmo que sem saber, pela verdade. É uma pena nós crescermos tanto e nos gabarmos tanto da nossa pseudo-sabedoria.Parece aquela frase de Santo Agostinho: “Tão cegos são os homens, que chegam a gloriar-se da própria cegueira”.

Por isso, minha cara Wendy, não consigo entender essa sua vontade incontrolável de crescer. Mais parece uma ansiedade tola de adulto. Crescer mais não vai te dar o que queres. Talvez você possa vir comigo, pra nossa Terra-do-Nunca. Amadurecer? Estou amadurecendo bastante; mais um pouquinho e eu volto a ser criança.

4 comentários:

  1. ué, e o outro?
    vai ficar com os dois blogs?

    adorei o texto.. é sempre uma faca de dois gumes, amadurecer e querer ficar criança!

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. gostei do texto. mas crescer é um processo natural e inevitável tb. perder a essência de uma criança é uma coisa, precisar e se transformar num adulto é outra bem diferente. há que se encontrar o equilibrio.
    beijoss

    ResponderExcluir
  3. É, não é uma escolha muito fácil. A minha alegoria é assim: A realidade da vida é a trilha de um trem com uma locomotiva fumegante vindo por ela e você tem 3 opções.

    1 – Anda pra frente e ganha mais algum tempo antes de ser atropelado.
    2 – Fica parado ou anda pra trás e apressa o processo.
    3 – Sai da trilha e vira um marginal espectador.

    Quem disse que a vida é fácil?

    ResponderExcluir
  4. Você disse que o peter pan nunca reclamou. Isso é porque ele voa.

    ResponderExcluir