sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Leviatã

Há muito tempo atrás, entre os séculos XVI e XVII, quando o mundo havia vivido o Renascimento, a Reforma e a Contra-Reforma protestante e estava passando pela I Revolução Industrial, viveu um homem chamado Thomas Hobbes. Hobbes era pobre e conseguiu algo na vida com ajuda do seu tio, que era um homem de posses. Mais na frente, Hobbes começa a levantar pensamentos filosóficos, os quais desafiaram até mesmo Descàrtes. Defendeu a criação do Estado Absoluto, com o poder concentrado nas mãos de um Rei, seguindo o pensamento renascentista de filósofos com Nicolau Maquiavel; escreveu seu livro "Leviatã".
Nesse livro, o seu pensamento era que o homem necessitava de um poder maior, algo que controlasse a população, pois o homem era um ser que já nascia com uma pré-disposição para o mal; Ele acreditava no determinismo, e daí veio sua famosa frase "O homem é o lobo do homem", onde quis dizer que nós somos o nosso maior inimigo. Pensando na difusão dessa idéia, propôs um contrato entre o povo e o rei, e nesse contrato o povo estaria completamente nas mãos do Rei. Suas vidas dependeriam dele, e este seria o total Senhor da vida deles, aquele que determinaria todo o presente e traçaria todo futuro da nação como um todo, pois agora eles estariam em um regime totalitário. Os homens precisam de algo superior, que esteja no controle das suas vidas, ou estarão para sempre em uma guerra de todos contra todos, pois essa era a essência humana.

O pensamento de Hobbes está quase certo. Se o homem é tão mal, e sendo o Rei um homem, o que o faria diferente? Mas podemos usar tal pensamento levando para o nosso lado: o lado cristão. Na verdade, o Cristianismo está muito ligado a essa linha de raciocínio, pois nós também dependemos não de um Rei, mas sim dO Rei. O homem é mal, o homem é pré-disposto ao mal, mas Deus quebra o determinismo. Após Jesus Cristo nós temos uma escolha: Entregar nossas vidas completamente à Deus. Hobbes e seu estado absoluto falharam, pois é ridículo entregar nas mãos de uma pessoa todo o poder de uma nação, e até mesmo todo o poder sobre sua vida, e achar que será melhor. Mas é corretíssimo pensar isso se estamos nos entregando à Deus. Lute pela unificação completa, mas não nas mãos de um rei qualquer, humano; Entregue-se ao verdadeiro REI.


Yago Renan Licarião