sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Auto-Retrato

              Talvez seja momentâneo. Até espero que seja. Esse cansaço que agora bate no meu corpo todo, e não me dá nenhuma força para seguir caminhando, tomou conta de mim. Fico pensando se é culpa minha ou se foi algo inevitável. Acho que quem para pra pensar um pouco, e abre um pouco mais a mente, acaba se cansando mesmo. Não quero também negar todas as minhas palavras de outrora, longe disso. O que falei foi por acreditar piamente naquilo. Mas, posto que eu continue acreditando em tudo, não sinto mais ânimo para prossegui.

               Na verdade, cansei das mesmas coisas. Sinceramente? Cansei de crentes hipócritas que enxem a boca para para dizer "misericórdia" e "está repreendido". Que fala em coisas que não sabe, não entende, só porque ouviu alguém dizer. Que chamam todos de "irmão", "varão", "servo do senhor", e que querem profetizar coisas banais 24h por dia, quando não sabem nem o que significa profetizar. Cansado de vendilhões do templo, que pregam um cristianismo capitalista, que vai de encontro com tudo o que O Cristo realmente pregava. Cansado de pastores místicos, que querem transformar as igrejas em terreiros de ubanda. Cansado de gente que interpreta a bíblia do jeito que quer, ao seu bel prazer. Enojado com gente que segue pastor como se ele fosse o próprio Deus, não lêem a bíblia e nem se informam de nada, pois estão cegos, acreditando em tudo que ele diz, e ainda querem criticar os católicos. Cansado desses apóstolos de araque, que só faltam serem anjos encarnados. Cansado desse monte de cristão idólatra, que criticam os santos, mas idolatram pastores, profetas, apóstolos, bispos, arcebispos, arcanjos. Adoram também óleos, instrumentos, artes, e uma outra infinidade de coisas. Cansado desses super-crentes que nunca pecam e que fazem do motivo maior da sua vida apontar o erro dos outros, e viver repetindo "fulano está em pecado".

              E, acima de tudo, cansado de um evangelho que só sabe nos punir, e que inferniza nossa vida nos dizendo que nunca vamos conseguir. Essa pressão é que me fez desistir. Será que vocês não cansam de chorar e se martirizar após todo pecado? Philip Yancey fala: "Certa vez li que, proporcionalmente, a superfície da terra é mais lisa do que uma bola de bilhar. As alturas do Monte Evereste e as profundezas do Oceano Pacífico são muito impressionantes para aqueles que vivem neste planeta. Mas vistas de Andrômeda, ou mesmo de Marte, essas diferenças não fazem a menor diferença. É assim que agora vejo as mesquinhas diferenças comportamentais entre um grupo cristão e outro. Comparadas com um Deus santo e perfeito, o mais elevado Evereste de regras não passa de um montículo de terra. Você não pode obter a aceitação de Deus escalando; tem de recebê-la como um presente" .
E é assim que vejo o pecado. Diante de um Deus tão infinito, o que é nosso pecado comparado? Ao contrário, deveríamos nos preocupar com amor, compaixão, caridade, humildade. Acredito num evangelho de amor, e acima de tudo, de graça. Pois se a graça e a misericórda infinita do nosso criador já nos perdoou, o que nos faz pensar que um homem pode se opor? Philip Yancey também diz: "Rejeitei a igreja durante algum tempo porque encontrei bem pouca graça ali. Voltei porque não descobri graça em nenhum outro lugar".
Espero também que em breve esteja voltando.









Nota do autor: Esse foi o meu texto mais pessoal. Não me importei muito com estrutura, só com o assunto. É a minha opinião, doa a quem doer, e é uma situação real. Me poupem também do papo crente para desviados, já sei de cor. =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário